quinta-feira, 12 de março de 2009

WEBMAIL


COMO FUNCIONA A INTERNET ??

3.1. Formas de acesso à Internet

Na Web, a informação está apresentada sob forma de home-pages, documentos dinâmicos e interativos que, graças à tecnologia do hipertexto (links), podem estar vinculados a quaisquer outros documentos existentes na rede.

Era o que faltava para que a Internet começasse a crescer de forma exponencial dia após dia e para que um elevado número de aplicações fossem desenvolvidas para este ambiente.

O acesso de um computador à Internet no que se refere à execução de aplicações relacionadas a essa rede pode ser classificado em:

· Acesso Completo

O computador possui software TCP/IP, é endereçável na Internet e portanto pode executar aplicações que podem interagir diretamente com outras aplicações em computadores da Internet; o computador é portanto um "host" da Internet.

· Acesso Limitado

O computador não possui software TCP/IP, apenas acesso a um computador que possui acesso completo à Internet (por exemplo, conecta-se a esse computador via um Emulador de Terminal), ou seja, seu acesso a Internet é direto, através de progamas residentes nesse computador; neste caso o computador não é um "host" da Internet.

Existe também uma outra classificação quanto a forma de que se dá a conexão entre um computador (ou uma rede de computadores) e o seu ponto de acesso à Internet, que pode ser de via:

· Conexão Permanente

A ligação entre os computadores e a Internet é feita através de circuitos dedicados de comunicação; é usado apenas por computadores que possui um acesso completo à Internet, endereço e nome de domínio fixos, e portanto localizáveis por qualquer outro computador dessa rede.

· Conexão Temporária

Esse tipo de ligação é usado tanto por computadores com acesso completo quanto limitado à Internet, normalmente através de linhas telefônicas discadas (o acesso à Internet só existe enquanto a ligação telefônica está estabelecida); os computadores com acesso completo à Internet continuam tendo acesso direto aos demais computadores dessa rede, porém não são mais localizáveis de forma unívoca, pois normalmente não possuem um endereço fixo nem nome de domínio próprio.

Em resumo, a integração entre essas classificações acima resulta nas seguintes formas de acesso à Internet:

· Acesso dedicado

Via conexão permanente, com acesso completo à Internet, execução de aplicações clientes e servidoras.

· Acesso discado de Protocolo

Via conexão temporária, com acesso completo à Internet, via emulação apenas de aplicações clientes.

· Acesso discado de terminal

Via conexão temporária, com acesso limitado à Internet, via emulação de terminal e/ou transferência de informações via protocolos não TCP/IP.

· Acesso discado UUCP

Via conexão temporária, com acesso limitado à Internet, via protocolos do pacote UUCP do Unix ( Unix-to -Unix Copy ), com acesso apenas aos serviços-padrão da rede USENET ( E-mail e Network News ).

3.2. Como se Tornar um Usuário da Internet

Para que você possa fazer parte desta nova comunidade virtual, são necessários alguns pré-requisitos mínimos:

- Um micro-computador equipado com placa de FAX/MODEM instalada (hardware e software).

- Uma linha telefônica ligada à placa de fax-modem (não há necessidade de ter linha independente).

- O software necessário para o acesso ao provedor já é instalado junto com o Windows, só há necessidade de configurá-lo; o que pode ser feito pela empresa que vai interligar o seu micro à Internet ou um suporte da empresa lhe auxiliará por telefone. Caso você tenha dificuldades na instalação e configuração, a empresa pode fazer a instalação no seu micro.

- Instalação de um programa de navegação como o Internet Explorer ou Netscape Navigator.

Brevemente (até o final de 2002) teremos o acesso via cabo disseminado em nosso país. Nesse caso não precisaremos da placa de Fax-Modem, e sim de uma placa de rede.

SUGESTÃO DE PLACAS DE FAX-MODEM

US Robotic 56.600 bps c/ voice, de preferencia, ou qualquer outra marca com 56.600 bps c/ voice.

DICAS PARA ESCOLHA DE UM PROVEDOR

Ø Uma das principais causas de problemas e frustrações na comunicação no acesso a um provedor Internet, é a configuração inadequada do programa de comunicação.

Ë importante salientar que a pessoa mais indicada para orientar ou corrigir problemas na configuração é o administrador de sistema do provedor Internet ou algum técnico já familiarizado, porisso, ao escolher um provedor, é importante verificar a sua disponibilidade e infra-estrutura para lhe dar suporte técnico.

Ø O provedor de acesso à Internet deve ter uma linha local em sua cidade. Se o seu provedor estiver em localidade com DDD diferente do seu, cada vez que se conectar à Internet você estará pagando uma chamada interurbana e terá uma surpresa desagradável quando receber a conta telefônica.

Ø Compare os custos dos diversos provedores da sua cidade. Desconfie de preços muito alto e muito baixos. Os preços hoje (07/2000) para o acesso ilimitado, com direito a suporte técnico, está em torno de R$ 35,00. Sem suporte, em torno de R$ 20,00

Ø Informe-se sobre a quantidade de linhas telefônicas que o provedor dispõe e a relação usuário/linha. Quanto maior for essa relação, mais tempo você vai desperdiçar para se conectar.

Ø Certifique-se de que o provedor oferece o Correio Eletrônico (todos oferecem conta, alguns com possibilidade de criacao de quantas você desejar, sem custos adicionais) .

Comece explorando a Internet digitando um endereço (URL) na Barra de endereços do Internet Explorer.

Pode começar por esse aqui : www.ideiasdecriancas.com.br.

Evidentemente, você vai precisar de um espírito de aventureiro, para explorar todos os caminhos da Rede das Redes!

Seja qual for a sua finalidade, trabalho, lazer ou negócio, navegue à vontade.

...E bom passeio!



Em função do objetivo da conexão à Internet, os usuários e instituições a ela conectados podem ser classificados em:

* Provedores de Serviço Internet
* Usuários Individuais
* Usuários Institucionais

3.2.1. Provedores de Serviços Internet

São instituições que se conectam à Internet com o objetivo de fornecer serviços a ela relacionados, que em função do serviço fornecido podem ser classificados como:

Provedores de Backbone Internet

São instituições que constroem e administram backbones de longo alcance, com o objetivo de fornecer acesso à Internet para redes locais, através de Pontos de Presença; a RNP é um exemplo desse tipo de provedor, com seu backbone Internet/BR.

Provedores de Acesso Internet

São instituições que se conectam à Internet via um ou mais acessos dedicados e disponibilizam acesso a terceiros a partir de suas instalações; esses acessos dedicados normalmente são a um Provedor de Backbone, ou mesmo a outro Provedor de Acesso de maior porte, e a disponibilização a terceiros pode ser feita através de uma ou mais das formas de acesso especificadas anteriormente.

Provedores de Informação Internet

São instituições que disponibilizam informações através da Internet. O seu acesso à Internet é também do tipo dedicado em geral a um Provedor de Acesso, e as informações são disponibilizadas através de servidores tais como FTP, Gopher e WWW, podendo estar organizadas em bases de dados locais ou distribuídas pela Internet.
Não há consenso a respeito dessa classificação acima, pois em muitos casos é difícil se enquadrar uma instituição em uma delas apenas, poe exemplo quando um Provedor de Informação disponibiliza acesso via linha discada aos seus clientes, caracterizando-se também como Provedor de Acesso.

i) Usuários Individuais
São em geral pessoas físicas que se conectam à Internet com objetivos vários, desde o de utilizar recursos de correio eletrônico até o de divulgação de serviços pessoais; normalmente seu acesso é do tipo discado, entre seu computador pessoal e as instalações de um Provedor de Acesso.

ii) Usuários Institucionais
São empresas que se conectam parte ou toda a sua rede corporativa à Internet, com os objetivos de fornecer acesso à Internet para seus funcionários, utilizar a Internet como "meio de comunicação" entre filiais e clientes, ou mesmo praticar comércio através da Internet. O seu acesso à Internet pode ser desde um do tipo discado de protocolo envolvendo apenas um único equipamento da empresa, até um do tipo dedicado conestando toda a sua rede corporativa à Internet, normalmente obtidos via um Provedor de Acesso.
Nesse último caso é necessária a adoção de uma política de segurança pela empresa voltada ao controle de acesso à sua rede corporativa, que pode ser "invadida" por qualquer usuário da Internet.
Essa política de segurança é acompanhada do uso de equipamentos e softwares orientados a controle do tráfego entre a rede corporativa e a Internet, conjunto esse conhecido como "Firewall".


A população brasileira online

Uma pesquisa feita em Setembro de 1999 por Datafolha, mostra que 7.500.000 de brasileiros têm acesso à Internet. Foram entrevistadas mais de 15.000 pessoas em todo o país.A estimativa mais conservadora foi feita pela International Data Corp. (IDC), que diz que 3.000.000 de brasileiros estarão online em 2000.

13/Abril/2000.



A população mundial online

O número de usuários da Internet no mundo está em constante aumento. A Computer Industry Almanac diz que no ano 2002, 490 milhões de pessoas no mundo terão acesso à Internet. O que significa 79,4 por 1000 no mundo, e 118 por 1000 no fim de 2005. Os 15 países no alto desta classificação terão quase 82% destes usuários (que incluem usuários a negácios, usuários ligados à educação e usuírios que se conectam da casa própria). No ano 2000 existirão países onde mais de 10% da população serão usuários da Internet.

Os EUA é líder absoluto de usuários, com mais de 110 milhões em fim de 1999, o que é quase 43% do total de usuários mundiais (259 milhões). Os EUA devem ter 1/3 do total de usuários em2002, e este número cairá para 27% no fim de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário